VILA FLOR ECOCENTRO
- Jéssica Barretto
- 28 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2024

Fizemos uma visita ao Eco Hostel Vila Flor, que como o próprio nome já diz, trata-se de um eco hostel, destinado a quem está aberto a experiências sustentáveis, alimentação vegetariana e bastante troca em espaços coletivos. O Eco Hostel Vila Flor está localizado no povoado de Diogo em Mata de São João, no litoral norte da Bahia.
Há 70km de Salvador. Próximo a trilhas, rios, dunas e uma praia. Os hóspedes, bem como, os voluntários, têm acesso à todas as áreas da casa, varanda, sala, cozinha e áreas externas e um grande e incrível terraço recoberto por um telhado de tirar o fôlego.

Arquitetonicamente, o Eco Hostel Villa Flor é caracterizado em sua tipologia pela permacultura. Que nada mais é que o planejamento de ambientes utilizando práticas agrícolas e sociais cujo design arquitetônico é centrado em utilizar os padrões e características observados na natureza.
A arquitetura, em si, deve respeitar e conviver em harmonia com o ecossistema a ser inserido e, não esquecendo o conforto, a beleza e a funcionalidade da edificação. Ao se pensar um projeto a partir da permacultura, o arquiteto deve considerar como ponto dar prioridade aos materiais naturais e produzidos regionalmente. Dessa forma, a poluição gerada na conversão das matérias-primas e a emissão de gases emitido durante o transporte para a obra serão reduzidos. Nesse tipo de concepção, a escolha da técnica de construção e dos materiais não se limita à análise estética, mas considera também todo o ciclo de vida útil e a cadeia produtiva de materiais. Todas as etapas da obra precisam minimizar os impactos e reduzir desperdícios.
A fundadora do hostel, Mirian, diz trabalhar pela arte. Tanto pelo interesse pela literatura, artes visuais, quanto por algumas habilidades na música e dança. Se especializou em arte terapia.
“Na construção da Vila Flor, entendi também que seria um espaço que poderia acolher projetos que contemplassem a produção artística, tendo em vista a tranquilidade e proximidade com a natureza. Vejo a arte como uma forma de comunicação universal, o que facilitou a aproximação com a comunidade.
O meio urbano consome grandes quantidades de recursos naturais na construção civil. Além desse consumo, as próprias construções são geradoras de desequilíbrios ambientais. Portanto, é de suma importância desenvolvermos a consciência que existem alternativas
construtivas que consomem menos recursos naturais e causam menos degradação ao meio ambiente, aumentando o conforto ambiental de maneira sustentável.
"Temos bangalôs de madeira e um de terra batida disponível para uma experiência de alojamento dentro da agrofloresta a partir de julho 2021. Os quartos oferecem uma maravilhosa vista do jardim e da cidade."
BARRETTO, Jéssica. Título: VILA FLOR ECOCENTRO. SAA Revista, 2023. Disponível em: (https://www.saarevista.com/post/villa-flor-ecocentro). Acesso em: (data).